quinta-feira, 18 de julho de 2013

LINHAÇA

• É uma semente oleaginosa e que vem apresentando, conforme estudos, benefícios a saúde. Esta semente é rica em proteínas, gordura e fibras dietéticas. É considerado um alimento nutracêutico (por ser fonte de fitoquímicos). A importância no aumento do seu consumo se deve a linhaça ser anticarcinogênico e antiteratogênico (diminuindo o LDL - chamado normalmente de mau colesterol, fator de risco para doenças cardiovasculares - e aumentando o HDL - chamado normalmente de bom colesterol - vinculados aos compostos bioativos). Os compostos bioativos são antioxidantes.

REFERÊNCIA: ALMEIDA, Kátia Calvi; BOAVENTURA, Gilson Teles; GUZMAN- SILVA, Maria Angálica; A linhaça (Linum usitatissimum) como fonte de ácido α-linolênico na formação da bainha de mielina. Campinas. Rev. Nutri., set./out. 2009, vol. 22 nº5.


LINHAÇA DOURADA E MARROM
A composição nutricional de ambas é a mesma, possuem os mesmos nutrientes. A diferença básica entre elas é que a marrom é cultivada com uso de agrotóxicos, em regiões quentes e úmidas e a dourada é cultivada de forma orgânica e em regiões frias.
A linhaça marrom é mais fácil de ser encontrada, porém nenhuma é melhor que a outra. 


SEMENTE DE LINHAÇA
Rica em vitaminas e minerais:
Vitaminas A, E, B1, B6, B12, potássio sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.


SEMENTE DE LINHAÇA MOÍDA OU INTEIRA?
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a inteira que tem a casca dura e difícil de ser digerida.

A semente triturada ou moída potencializa seus benefícios.

ÓLEO DE LINHAÇA
Extraído da semente inteira, a partir de métodos de extração a frio, que preserva sua atividade funcional.
Normalmente é utilizado para pratos frios e saladas.

Fonte de ácido alfa-linolênico, lignana, ácido linoléico e vitamina E.
Estudos mostram que o óleo de linhaça tem papel importante na redução do colesterol total, e do "mau" colesterol (LDL), conferindo proteção cardiovascular, sendo antiinflamatório e antialérgico.
É utilizado como suplementação de ômega-3 em forma de cápsulas gelatinosas.

ÓLEO DE LINHAÇA x SEMENTE DE LINHAÇA
As duas formas de linhaça são ricas em ômega-3, porém as sementes são ricas em fibras e fitoesteróis que são importantes para o bom funcionamento do intestino, tendo papel importante na regulação do trânsito intestinal, aumentando assim o bolo fecal e ajudando a normalizar os índices de colesterol e glicose no sangue.  Estudos também mostram sua importância na prevenção do câncer do cólon e diminui os sintomas da menopausa.

ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS
Importantíssimos ao nosso organismo! Atuam no tratamento de diversas doenças.
Como introduzimos na nossa alimentação? Através dos óleos que são extraídos a frio. Ou seja, além do óleo de linhaça, óleos que sejam ricos em ômega-6, ômega-7 e ômega-9, como os óleos de girassol, gergelim e macadâmia.
Sendo assim, substitua os óleos refinados, por óleos extraídos a frio (citados acima).


REFERÊNCIAS: Cyberdiet: COLPO E. et al. Benefícios do uso da linhaça.
Revista Nutrição em pauta nov./dez. 2006





2 comentários: